Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de março de 2011

AOS HEROIS

Meus heróis eram burros e ignorantes, com exceção da obvia inteligência introspectiva de Bruce, o batmam, os outros eram a mera representação da babaquice norte americana. Sempre torci por Lex Luthor. Quem diabos gostava de Clarck? E aquele jeitinho de frustrado? Sempre gostei mais de magneto e seu jeitão forte, ousado e realista. Não que eu tenha sido uma criança má ou coisa desse tipo, mas sempre vi nos vilões da Marvel e das outras editoras de quadrinhos a representação da inteligência. Tinham um objetivo, muito embora fosse sempre o clichê de sempre. Dominar ou destruir o mundo. E os heróis? Bem com exceção do já citado batmam, o restante tinha algo de palhaçada, roupinhas bem desenhadas, bem transadas, com um pouco de tendências das principais revistas de moda. Há outro herói que sempre me fascinou, não por seus poderes, mas pela falta deles, chapolin, esse sim, o herói atrevido, fraco, teimoso, metido, covarde, engraçado, tudo que a indústria norte americana não quis criar, nosso Roberto Gómez Bolaños criou, com a inteligência e a sagacidade de um bom escritor e dramaturgo. Heróis estão a venda em todas as partes, em todos os lugares, mas cá pra nós, porque sempre nos filmes norte americanos nós que damos um jeito de acabar com o mundo e ele são a solução? E ainda existem pessoas que vestem alguma roupinha de mulher maravilha ou capitão América. Meus herois da infância não passavam de imbecis criados por algum maluco patriota norte americano, meus heróis da infância eram cegos e manipuladores. Por isso que hoje mais do que nunca dificilmente paro para ver algum desenho, mas quando sento na sala pode ter certeza, é pelos vilões que torço, pois de alguma forma os americanos darão um jeitinho patriótico de vencer, de implantar a “paz”, jogando bombas em Hiroshima ou Nagasaki, e depois eles serão condecorados pela historia como os “heróis” por isso vos digo, meus heróis eram ignorantes eu não.

Um comentário:

  1. por isso q eu gosto de watchman e dos HQ'S de allan moore, que sao completamente diferentes destes heróis ideológicos americanos .. são humanos, com todos os seus defeitos e qualidades, pq nao ... bjus lucio, vc escreve muito bem .....

    ResponderExcluir